16/09/2013

O pesquisador científico do Instituto Florestal, Alexsander Zamorano Antunes, registrou mais de cem espécies de vertebrados durante atividade de observação de fauna, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2013, no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo.
A atividade fez parte do programa de popularização científica “Ciência no Horto Florestal”. Seus objetivos incluem:

• Descobrir, inventariar, mapear e aprender sobre os seres vivos da área;
• Adicionar espécies à lista oficial da área e
• Destacar a importância de proteger a biodiversidade.

No total, foram registradas pelo grupo, sob a orientação do pesquisador, 122 espécies de vertebrados, sendo que a saíra-de-chapéu-preto Nemosia pileata foi observada pela primeira vez no parque. Além disso, foi confirmada a nidificação (ação de alguma espécie de animal construir seu ninho) da saíra-sete-cores Tangara seledon no parque, ao ser observado, no dia 11, um casal carregando galhinhos para a base de uma bromélia do gênero Vriesea em árvore na margem direita do lago principal do parque.

A atividade de campo ocorreu na área de uso público do Parque Estadual Alberto Löfgren e trechos da área administrativa do Instituto Florestal, São Paulo – SP (Mapa). Participaram 47 pessoas inscritas, com idades entre 13 e 55 anos, predominando estudantes do nível médio de 16 e 17 anos. Alguns curiosos acabaram aderindo durante o percurso.

Baixe aqui a lista de espécies observadas

Mais fotos das espécies de aves listadas podem ser vistas no site Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br.

 

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador científico Alexsander Z. Antunes – Assessoria Técnica de Programação – Tel.: (11) 2231-8555/Ramal 2223