14/05/2013

No dia 10 de maio de 2013, representantes do Instituto Florestal, Fundação Florestal, Centro de Divulgação Científico e Cultural da USP/São Carlos, ONG Mata Ciliar, Criadouro Fortaleza de Felinos Selvagens, assim como a equipe de reportagem da rede local de televisão, se mobilizaram para realizar a soltura de um indivíduo jovem de onça parda (Puma concolor) capturado no município de Tambaú em fevereiro deste ano.

A onça Tamba, como foi batizada pela equipe da ONG Mata Ciliar, que cuidou de sua recuperação por 3 meses, foi finalmente reconduzida a um ambiente natural protegido: a Estação Ecológica Jataí, que com seus 9.000 hectares comportará suas necessidades.

A soltura foi acompanhada pela equipe do IF que compõe a coordenação do Projeto Exposição Itinerante, e fará parte da comunicação escolhida sobre manejo, estudo e conservação da fauna silvestre regional (central paulista). Na ocasião foram colhidos dados, imagens e entrevistas que serão compilados visando enriquecer a proposta pedagógica da exposição “Bicho quem, te viu, quem te vê!”, que tratará dentre outras temáticas de ações positivas de proteção, conservação e/ou reintrodução de animais silvestres a natureza.

Saiba mais sobre a soltura da onça no link: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/05/apos-tres-meses-onca-capturada-em-tambau-e-solta-em-reserva-ambiental.html

 

Fotos: ONG Mata Ciliar

Mais informações: Mariano Maudet Bergel ou Paulo H. P. Ruffino – Tel: (19) 3575-1345 e 3575-3326