22/04/2013


O Centro de Convivência Infantil (CCI) do Instituto Florestal realizou no dia 19 de abril de 2013, em homenagem especial ao Dia do Índio, apresentação de dança com seus alunos caracterizados de diferentes tribos.

O CCI realiza um destacado trabalho de valorização da cultura indígena desde 2009, e a cada ano trabalha tribos de diferentes Estados, mostrando seus modos e costumes. A filosofia educacional é apresentá-las às crianças e mostrá-las em sua forma de vida, para que os alunos cresçam respeitando a cultura indígena.

Os alunos do Jardim II apresentaram a tribo Guatós, do sul de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul. Em seguida, os alunos do Jardim I apresentaram a tribo Xavantes, localizada dentro de reservas demarcadas, como a de Pimental Barbosa, com 328mil hectares de extensão, entre o Mato Grosso e Goiás. A terceira tribo apresentada foi a Cinta Larga, representada pelos alunos do Maternal II, localizada no sudoeste da Amazônia brasileira, compreendendo parte dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Ao final, os alunos do Maternal I apresentaram  a tribo Nambikwara, que está dividida em três áreas geográficas: vivem nas terras indígenas Pirineus de Souza, Nambikwara e Vale do Guaporé, no município de Comodoro, Mato Grosso, Chapada dos Parecis, e nas florestas ao longo dos rios Roosevelt e Ji-paraná.

A apresentação foi realizada no auditório da sede do Instituto Florestal, no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo.

 

O Centro de Convivência Infantil

O CCI é um serviço criado para cuidar, durante o horário de expediente, dos filhos de funcionários e servidores em exercício da instituição. Mais do que um serviço de creche, sua proposta de trabalho contém, aspectos pedagógicos diferenciados, desenvolvendo vários projetos que contribuem para a conscientização ambiental e sociocultural das crianças. O CCI tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, preservando a etapa evolutiva e a individualidade de cada uma, e ainda, visando a autorrealização, a autonomia pessoal e capacidade crítica. O serviço é gratuito e as crianças atendidas estão na faixa etária de seis meses a cinco anos.

 

 

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Elaine Noeli de Camargo- Coordenadora Pedagógica – Centro de Convivência Infantil – Tel. 11-2231.8555 / Ramal 2032