
29/04/2013
O Insituto Florestal realizou, de 22 a 26 de março de 2013, o 3º Curso de Identificação de Madeiras para a Polícia Rodoviária Federal.
Realizado em parceria com a 6ª Superintendência Regional da Polícia Federal de São Paulo, participaram da capacitação 13 policiais dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pará e Alagoas.
O curso atende a demanda de intensificação a fiscalização do transporte de madeira nativa, principalmente a de origem Amazônica nas divisas do país. Para isso, é necessário identificar e quantificar a madeira transportada e comercializada verificando se é realmente aquela que consta na nota (Documento de Origem Florestal – D.O.F.), ou se trata-se de madeira ilegal. Para que o ilícito seja comprovado, há necessidade de análise técnica, ou seja, identificação anatômica macro e microscópica das madeiras e produtos carbonizados (carvão) e elaboração de laudo técnico, que são realizados somente por especialistas.
O objetivo é que ao final do curso os policiais capacitados se tornem multiplicadores, em suas Regionais, dos conhecimentos adquiridos e os empreguem na coibição do transporte e comercialização de madeira ilegal no Brasil e em suas fronteiras.
No segundo dia de curso, o Diretor Geral do IF, Miguel Luiz Menezes Freitas recebeu os alunos do curso em seu gabinete, destacou a importância da luta constante travada entre a polícia e os extrativistas ilegais e colocou-se a disposição para que haja outras capacitações de policiais na instituição. Em seguida, foram realizadas visitas técnicas a vários pontos do Parque Estadual Alberto Löfgren, como o Museu Florestal Octávio Vecchi, também conhecido como Museu da Madeira, além do mirante da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira.
O corpo docente do curso foi composto pela Dra. Sandra M. B. Florsheim, pesquisadora científica da Seção de Madeira e Produtos Florestais da Divisão de Dasonomia do Instituto Florestal, e pelos especialistas Adriano Peres Ribeiro, Ivelize Maciel de Andrade, Richard Kleiber Soares, Tatiana Cestini Gouveia e Vitor Nascimento Marques.
Fotos: Adriano Peres Ribeiro e Polícia Rodoviária Federal
Mais informações: Pesquisadora Científica Dra. Sandra M. B. Florsheim – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2002