
30/01/2013
A Floresta Estadual de Avaré sediou, em 23 de janeiro de 2013, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor (2012-2014) da Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí – Botucatu – Tejupá.
Os trabalhos se iniciaram com atividade de campo. Os conselheiros foram conduzidos por vários pontos do município para reconhecimento das principais bacias hidrográficas, áreas de expansão urbana para visualização das estações elevatórias de esgoto doméstico e pela área do antigo aterro municipal, hoje desativado, da cuesta basáltica e fragmentos florestais remanescentes no município. O representante da Associação de Defesa do Meio Ambiente de Avaré (ADEMA), Claudio Cicconi e o representante da Prefeitura Municipal de Avaré Sr. Ronaldo Vilas Boas conduziram os trabalhos com apresentação de cada localidade e discussão sobre aspectos ambientais relacionados. O grupo concluiu que os problemas são muito semelhantes aos observados nas demais regiões da APA. Os conselheiros também acordaram que será feito um breve relatório da atividade de campo com indicação dos pontos positivos e negativos observados, recomendações para melhoria ou para equacionadmento de problemas socioambientais.
Na parte da tarde, o gestor da Floresta Estadual de Avaré, Léo Zimback fez uma breve apresentação da Unidade de Conservação. O representante da empresa Multifloresta Negócios Sustentáveis, apoiadora local dos trabalhos de campo, fez também uma breve explanação sobre a empresa. Em seguida, iniciou-se o planejamento das diretrizes e ações prioritárias para 2013.
As 3 diretrizes priorizadas, dentre as definidas na matriz de planejamento estratégico, contida no Plano de Manejo da APA, foram:
– Proteção, recuperação e monitoramento ambiental;
– Conservação dos recursos hídricos;
– Conservação e manejo do solo.
A reunião foi presidida pela gestora da APA Cláudia Macedo Reis. Participaram representantes das prefeituras municipais de Avaré, Angatuba, Bofete, Botucatu, Guareí, Pardinho e Torre de Pedra; Instituto e Fundação Florestal, coordenadorias de Planejamento Ambiental (CPLA) e Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Secretaria da Saúde, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), ADEMA, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da UNESP, Instituto Jatobás, Instituto Floravida, Instituto Giramundo Mutuando, Associação Comunitária João de Barro, SOS Cuesta de Botucatu e Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP).
2ª Cãominhada
O Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré, em parceria com a Dog Friends – Prestadora de Serviços em Condicionamento Físico Animal, realizou no dia 27 de janeiro, mais um encontro do Programa Cãominhada, que foi lançado em dezembro de 2012.
A Trilha do Banhado foi criada especialmente para o passeio com cães, visto que a atividade é hábito entre os usuários da unidade e vinha preocupando os usuários da Trilha do Ribeirão Lajeado e da unidade como um todo, tendo em vista questões ecológicas, de saúde pública e de segurança.
Vários usuários, entre eles participantes do primeiro encontro, estiveram presentes e desfrutaram de mais uma tarde de lazer e saúde junto ao seu melhor amigo. Ao final do evento, foi realizado sorteio de vários brindes ofertados aos participantes pelo comércio local.
A próxima Cãominhada será realizada dia 24 de fevereiro.
Fotos: Paulo Henrique dos Santos
Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Floresta Estadual de Avaré – F:(14) 3732-0290