14/11/2012

O Centro de Convivência Infatil (CCI) do Instituto Florestal, criado para cuidar dos filhos de funcionários durante o horário de expediente, completa 30 anos em 2012. No dia 13 de novembro, foi realizada uma cerimônia de comemoração dessas três décadas de história.

O Diretor Geral do IF, Miguel Luiz Menezes Freitas, abriu o evento e, em seguida, Sandra Catarino, que foi responsável pelo expediente do CCI durante muitos anos, fez uma retrospectiva sobre a creche do IF. As crianças engrandeceram o evento com uma apresentação musical para os pais e avôs presentes, que ficaram bastante emocionados. Ao final, as funcionárias do CCI foram homenageadas e receberam flores. Nas paredes do auditório foram expostas fotos de toda a sua história.

Estiveram presentes diversas gerações de alunos e educadores que passaram ou ainda estão no CCI

 

Retrospectiva

O CCI foi inaugurado em 1982, mas desde 1979 um grupo de funcionárias começou a se mobilizar objetivando a criação de uma creche no Instituto Florestal. Sabia-se que algumas Secretarias de Estado contavam com este espaço e, consultaram as Diretorias Geral  e Administrativa na época, visando iniciar estudos sobre esta finalidade. Assim, a partir de 1980 , o prédio foi destinado para adaptação e melhorias, visando  a construção do Centro de Convivência Infantil do Instituto Florestal.

O Centro de Convivência Infantil foi inaugurado em 04 de novembro de 1982, e  participaram da solenidade a primeira dama do governo do estado, esposa do governador José Maria Marin, Sr.ª Neusa Augusta Marin, então presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de SP (FUSSESP), o coordenador da Coordenadoria da Pesquisa de Recursos Naturais (CPRN) da Secretaria da Agricultura, pois o Instituto Florestal era Órgão subordinado àquela secretaria, o PqC Francisco José Nascimento Kronka, e  o diretor Geral do Instituto Florestal PqC Dr.ºGuenji Yamazoe, dentre outras autoridades.

O CCI  começou suas atividades alguns meses antes, pois os educadores participaram de inúmeros treinamentos  nos CCI’s do Instituto Butantã, na Secretaria da Fazenda e em cursos de capacitação promovidos pelo FUSSESP. Dias antes  da inauguração oficial, dia 25/10, o CCI começou a funcionar para que funcionários, crianças e mães fossem se adaptando  a rotina de um ambiente educacional, e  um espaço voltado à educação infantil.

Para a equipe inicial foi um momento de enorme realização pessoal e profissional, uma oportunidade que alguns ao terminar a faculdade encontraram na Instituição. Nos primeiros dias do CCI, tudo era novidade para todos os envolvidos, pois estavam aprendendo a fazer, fazendo. A equipe pioneira foi  designada oficialmente formando um grupo de trabalho composto por funcionários de diversas áreas.

Paralelamente ao início das atividades, foram  realizados  2 concursos públicos para preencher vagas no CCI. O primeiro para as funções de Assistente Social, Pedagoga e Psicóloga e o outro para as funções de Atendentes e de Auxiliares  de Serviços, que foram destinadas ao cuidado direto com as crianças e aos serviços de cozinha e de limpeza.

Assim, no 2º semestre de 1983, o CCI contava com uma equipe completa, como poucos CCI’s possuíam  na época, e parte do grupo de trabalho inicialmente formado retornou à origem. A partir desse momento o CCI deixa de  ser um local de acolhimento e passa a desenvolver  atividades educacionais.

Durante o governo estadual da época (1983-1987)  foi criado o Programa dos Centros de Convivência Infantil no qual foram ampliadas as vagas para os filhos de funcionários públicos da administração direta e indireta, mediante a inauguração de um grande número de CCI’s em todo o Estado de São Paulo.

O programa possibilitou um estreito relacionamento com diversos CCI’s  para troca de experiências, suporte técnico e espaço para capacitação, como o CCI do Instituto de Botânica, da Secretaria da Agricultura, da Imprensa Oficial, do Inst. Butantã, do Hospital Emilio Ribas, da Secretaria da Fazenda, do Hospital do Mandaqui, da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Nesta mesma época surgiu um grupo de mães interessadas em auxiliar o  CCI do Instituo Florestal em necessidades especiais ou muito específicas, nasceu o Clube de Mães inicialmente constituído de maneira informal, e  hoje estabelecido como Associação de Pais e Educadores do Centro de Convivência Infantil.

Na primeira década de existência houve a necessidade de ampliação da estrutura física com mais salas  de aula, e a nova estrutura foi  apelidada de “Casa de Madeira”

Na comemoração dos 20 anos , em novembro de 2002 criou-se um espaço para atividades recreativas “ A Casa do Brinquedo”.

Ao longo destes 30 anos o CCI tem  desenvolvido diversos  projetos com proposta pedagógica  : implantação de hortas,  incentivo a  leitura, rodas de história, visitação a teatros,  apresentação de peças teatrais e musicais , jogos recreativos, gincanas , danças, natação, educação ambiental, reciclagem, coleta seletiva,     musicalização, datas comemorativas, iniciação a artes,  incentivo ao folclore brasileiro,  conhecimento de profissões do quadro funcional  IF, participação em  ginástica laboral,  passeios em aquários, museus, livrarias , bibliotecas, parques, sítios etc.

 

Fotos: Jose D. Senhorinho
Mais informações: Maria Tereza Panucci – Responsável pelo expediente do CCI – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramais 2032 e 2015