18/10/2012

No dia 09 de outubro de 2012, o Instituto Florestal, através do Viveiro Florestal de Taubaté, em parceria com a empresa Florestas Inteligentes e com apoio da Fundação Florestal e da Universidade de Taubaté – UNITAU, promoveu o Workshop de Apresentação do Curso de Produção de Sementes Florestais.

O evento, realizado no auditório do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU, no município de Taubaté, contou com palestras do Diretor Geral do Instituto Florestal, o Pesquisador Científico Miguel Luiz Menezes Freitas, cujo tema foi “A importância da conservação genética de sementes”, e do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marco Aurélio Ceccon, que tratou da Instrução Normativa 56/2011, editada pelo Ministério da Agricultura, que regulamenta a produção, comercialização e utilização de sementes e mudas de espécies florestais, nativas e exóticas.

O Workshop teve como objetivo apresentar o Curso de Produção de Sementes Florestais aos possíveis interessados, levar informação e proporcionar o diálogo entre viveiristas e produtores de sementes do Vale do Paraíba. Essa apresentação destinou-se a um público amplo, dentre os quais serão selecionadas cerca de 30 pessoas que participarão dos seis módulos do curso, a ser iniciado no dia 04 de novembro de 2012.

A intenção é que sejam abordados no curso temas relativos ao diagnóstico da produção de mudas na região do Vale do Paraíba, perspectivas e metas para o setor, além de um panorama da produção de sementes. Serão ensinadas técnicas de escalada, além de abordagem sobre manejo, beneficiamento e armazenamento de sementes.

 

Fotos: Ana Stella Ribeiro Medeiros Neves
Mais informações: Engenheira Florestal Alcinéa Guimaraes de Castro – Viveiro Florestal de Taubaté. F: 12-3626-1114 / 3632-2285