27/09/2012

O Instituto Florestal realizou no dia 26 de setembro de 2012 a 2ª Reunião de Planejamento Participativo para a elaboração do Plano de Manejo da Floresta Estadual Serra d’Água, em Campinas.

O Coordenador do Plano de Manejo, José Luiz de Carvalho, conduziu e mediou as discussões da qual participaram representantes de diversos setores governamentais, terceiro setor e sociedade civil. As instituições presentes foram: Instituto Florestal, Fundação Florestal, Ministério Público do Estado de São Paulo, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA), Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal de Campinas, as secretarias de Educação e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Campinas, Associação Mata Ciliar, Associação de Educação Homem do Amanhã (AEDHA), também conhecida como “Guardinha”, Projeto Criança e Adolescente, Ong APAVIVA, Conselho Gestor da APA de Campinas (CONGEAPA), Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Campinas (CONDEMA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Faculdade METROCAMP, Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Campinas, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Campinas (CONDEPACC), Associação de Moradores do Parque Jambeiro e Fundação José Pedro de Oliveira.

O promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo há 25 anos e atualmente à frente da Promotoria do Meio Ambiente em Campinas, José Roberto Carvalho Albejante, esteve muito envolvido desde a ideia da criação da própria unidade, a identificação da existência dela, a reversão do processo de alienação que estava passando junto a Assembléia Legislativa. Para ele “a expectativa do ministério público não só em relação à Floresta Estadual de Serra D’Água, mas a de outros lugares significativos de Campinas que tenham natureza pública, é preservar isso não só sob o ponto de vista da sua importância natural, mas daquilo que isso pode representar na qualidade de vida das próprias cidades (…) Nós temos que construir um novo modelo urbano sustentável”. O promotor elogiou ainda a condução dos trabalhos: “minha expectativa é a de auxiliar na consolidação desse uso que deve ser identificado e concebido de forma democrática e por isso essa nossa reunião aqui”.

A reunião ocorreu no auditório do Parque das Águas, que faz parte do entorno da Floresta Serra d’Água. A 1ª Reunião ocorreu no dia 12 de setembro no mesmo local.

 

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio
Mais informações: Pesquisador Científico José Luiz de Carvalho – Tel. (12) 3642-3910 e 3648-3003