
19/09/2012
Representantes do Instituto Florestal que atuam junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas paulistas participaram, entre os dias 10 e 13 de setembro, do Xº Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, em São Pedro, interior do Estado.
Completando 10 anos, esta edição do Diálogo Interbacias contou com a participação de todos os Comitês das 22 Bacias Hidrográficas (CBHs), da Secretaria Estadual de Educação, prefeituras municipais e diversas outras instituições públicas, privadas e da Sociedade Civil do Estado de São Paulo. Com a premissa de ser um fórum contínuo e permanente que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a participação responsável na Gestão das Águas no Sistema Integrado dos Recursos Hídricos, o evento é atualmente considerado o maior encontro brasileiro sobre gestão das águas.
Foram quatro dias de atividades onde cada grupo de trabalho/comitê de bacia hidrográfica refletiu sobre as atuais condições de participação dos diferentes segmentos e os resultados alcançados até hoje e firmou compromissos para 2013.
O Instituto Florestal tem participado ativamente nos CBHs Tietê/Jacaré, Piracicaba/Capivari/Jundiaí, Paraíba do Sul e Baixo Pardo Grande através de seus representantes das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental dos respectivos CBHs.
No evento, foram apresentados e discutidos muitos projetos de educação ambiental de todo o Estado de São Paulo, desenvolvidos pelas Diretorias de Ensino, ONGs, prefeituras municipais e órgãos estaduais, havendo uma rica troca de experiências e contatos entre os participantes.
O IF apresentou a experiência da Floresta Estadual de Bebedouro, por meio do trabalho “Educação Ambiental em Recursos Hídricos na Floresta Estadual de Bebedouro”, que demonstra as estratégias metodológicas adotadas para a sensibilização ambiental dos visitantes, principalmente estudantes do ensino fundamental e docentes, sobre os serviços socioambientais das florestas e suas relações com os recursos hídricos.
Além disso, o IF é parceiro no projeto “Por uma escola sustentável: Diagnóstico socioambiental e planejamento participativo na Escola Dr. João Ferreira Lopes”, que foi premiado como prática significativa de Educação Ambiental.
O Especialista Ambiental da Floresta Estadual de Bebedouro, Fabiano Botta Tonissi, apresentou trabalho sobre a importância da inserção de indicadores ecológicos para a sensibilização de gestores nas discussões das metas e investimentos no plano de Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande.
Na oportunidade, a Especialista Ambiental em Educação Ambiental, lotada na Estação Experimental de Tupi, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, compôs a “Roda de Diálogo: Água e Educação Ambiental – Inquietações e Inspirações pós Rio +20”, a qual também participaram Franklin de Paula Júnior (Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente) e Walter Tesch (Coordenador de Recursos Hídricos da SMA), bem como teve moderação de Ricardo Burg (Ministério da Educação). As reflexões realizadas pela especialista ambiental na roda de diálogo foram embasadas no artigo de sua autoria denominado ”A Rio + 20 e o papel da Educação Ambiental”, publicado na 10ª Edição da Revista do Diálogo.
Assim, considerando-se a necessidade de conservação das florestas e demais fisionomias para a manutenção dos recursos hídricos e demais serviços ecossistêmicos nas bacias hidrográficas paulistas, o IF trouxe relevante contribuição para o Diálogo Interbacias, tanto pelos resultados de suas pesquisas e participação nos grupos de trabalho dos CBHs, quanto nas ações de educação ambiental para a conservação da biodiversidade.
Saiba mais em: http://dialogointerbacias.org
Fotos: Organização do Evento e Sérgio Pelicolla
Mais informações: Especialista Ambiental Mariano Maudet Bergel – Tel: (19) 3575-1345 e 3575-3326