29/08/2012

O Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo apresentou, na Unicamp, no dia 24 de agosto de 2012, o checklist atualizado das Spermatophyta do território paulista.

O Projeto, que teve inicio em 1994 sob a coordenação do já falecido professor da Unicamp Hermógenes de Freitas Leitão Filho, já publicou 7 livros com as respectivas monografias de 151 famílias desse grupo de plantas superiores. Reúne mais de 200 botânicos especialistas, entre os quais os pesquisadores científicos do Herbário Dom Bento Pickel do Instituto Florestal, João Batista Baitello e João Aurélio Pastore. Prevê-se que a obra completa terá 16 volumes.

A cerimônia foi presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa. Também integraram a mesa de autoridades o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz; o coordenador do Programa Biota-Fapesp, Carlos Alfredo Joly; a diretora do Instituto de Biologia da Unicamp, Shirlei Maria Recco Pimentel; e a coordenadora do programa Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, Maria das Graças Lapa Wanderley. O evento contou também com centenas de especialistas colaboradores.

Recentemente, o projeto Flora do Brasil apresentou a ocorrência de 31.728 espécies de plantas com flores no país. No Estado de São Paulo o presente checklist reúne 7.305 espécies, correspondendo a 23% daquele total. Essas espécies estão distribuidas em 1.776 gêneros e 197 famílias de acordo com Cronquist (1981) e 195 de acordo com o APG III. As famílias mais numerosas do estado são: Orchidaceae (797 espécies), Asteraceae (676), Fabaceae (513), Poaceae (500) Myrtaceae (304), Rubiaceae (265) e Melastomataceae (253). Os dados revelam que o Estado de São Paulo é detentor de uma riquíssima biodiversidade vegetal. O presente projeto ao seu final vai revelar quais são, como são e onde estão as famílias, gêneros e espécies das Spermatophytas no território paulista.

O lançamento desse checklist deu-se na forma de uma publicação na Biota Neotropica, revista eletrônica do Programa Biota/Fapesp, que está disponível gratuitamente no endereçohttp://www.biotaneotropica.org.br para consulta.

 

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio
Mais informações: Pesquisador Científico Dr. João Batista Baitello, Divisão de Dasonomia, Fone: (11) 2231-8555/Ramal 2072