O Instituto Florestal realizou, do dia 21 a 25 de novembro de 2011, o curso de Identificação Macroscópica de Madeira para a Polícia Rodoviária Federal e técnicos do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (DDS/CBRN/SMA).
O conhecimento das espécies através da Identificação de Madeira propicia benefícios e aplicações práticas tais como: maior confiabilidade aos exportadores, importadores e consumidores, pois evita a troca de madeira; lisura das transações comerciais; fiscalização, certificação e comercialização de madeiras; estudos técnico-científicos envolvendo anatomia, taxonomia, tecnologia, etc; programas de manejo e inventário florestal; processos jurídicos, nos quais esteja envolvida a identificação de madeira; informações para serviços de consultorias; controle de qualidade das indústrias madeireiras.
No curso, foram realizados exames da estrutura anatômica das principais madeiras pelo aspecto macroscópico (utilizando-se lupa 10X), cujo método é seguro para a identificação correta da madeira, fornecendo ao usuário a garantia necessária da lisura no processo de transporte e comercialização.
O curso ocorreu na Divisão de Dasonomia com abertura e encerramento do Diretor Alexsander Zamorano Antunes, foi ministrado pelos Pesquisadores Científicos Dra. Sandra Monteiro Florsheim e Dr. Eduardo Luiz Longui e contou com auxílio de monitoria nas aulas práticas do Biólogo Diego Romeiro. Estiveram presentes oito policiais e três técnicas da SMA. Todos receberam certificados.
Fotos: João Henrique da Polícia Rodoviária Federal
Maiores informações: Pesquisadora Científica Sandra Monteiro Florsheim – Tel.: (11)2231-8555/Ramal 2002