Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de Abril, o Centro de Convivência Infantil do Instituto Florestal – CCI-IF recebeu a visita da tribo “Kariri Xocó”, vinda de Alagoas para divulgar a cultura indígena, através de danças, cantos e seus significados. A tribo realizou apresentações para as crianças, funcionários e convidados que se encantaram com a festividade.
Com o objetivo de resgatar as origens e cultura indígenas, bem como seu modo de vida: pesca, caça, uso de ferramentas, danças, rituais, lendas etc, o CCI-IF iniciou um trabalho junto às crianças de 2 anos e meio até 5 anos com a apresentação de vídeos de danças, produção de cerâmicas, arco e flecha, chocalhos entre outros tipos.
Foram estudadas três diferentes tribos, priorizando-se as características das tribos nacionais Tenonde-Porã, pelos alunos da faixa etária de 5 anos – Jardim. O grupo de 2 anos e meio – Maternal I – estudou a tribo Nhandeva e o grupo de 3 anos e meio – Maternal II – a tribo Kaiowa.
Também, na semana do mês de abril o cardápio oferecido as crianças no CCI-IF foi baseado nas comidas típicas dos índios.
No Dia do Índio, os alunos realizaram atividades de danças típicas indígenas de cada tribo estudada, incluindo trajes indígenas e pinturas.
A coordenadora pedagógica Elaine, explica “Hoje nós não temos mais a visão de enviar a criança para casa apenas caracterizada, usando cocar e pinturas no rosto, mas sim nós temos a responsabilidade de transmitir para as crianças o respeito às origens indígenas, pois nós viemos desta história”.
O trabalho irá ser estendido até o final do mês abril, cujo encerramento se dará em 28 de abril com a exposição de trabalhos e fotos produzidos pelas crianças, aberto a visitação pública.
Você pode conhecer mais sobre os índios “Kariri Xocó” no site http://www.karirixoco.com.br.
Maiores informações: Coordenadora Pedagógica Elaine Noeli de Camargo – elainenoeli@yahoo.com.br, F: 11-2231.8555 ramal 2015 ou 2032.