O Instituto Florestal teve mais uma unidade com seu Plano de Manejo conforme deliberação da plenária da CONSEMA realizada em 22/02/2001.

A Estação Ecológica de Santa Bárbara, administrada pelo Instituto Florestal foi criada pelo Decreto Estadual no. 22.337 de 7 de junho de 1984, com área de 2.712 ha, totalmente inserida no município de Águas de Santa Bárbara.

A Estação Ecológica de Santa Bárbara preserva amostra significativa de cerrado em sua zona marginal de ocorrência ao sul do País, sendo, portanto, fundamental para a conservação e o desenvolvimento de pesquisas sobre este bioma.

Por preservar fisionomias campestres e savânicas do cerrado, a Estação Ecológica de Santa Bárbara adquire status de alta relevância no âmbito do Estado de São Paulo, uma vez que essas fisionomias estão muito mal representadas no sistema estadual de unidades de conservação e praticamente extintas em todo o estado.

A existência de amplas áreas de campo úmido e cerrado típico possibilita a existência de espécies raras, tanto da flora como da fauna, muitas delas consideradas ameaçadas de extinção. No total, já foram registradas na Estação Ecológica de Santa Bárbara 43 espécies ameaçadas de extinção.

O fato da unidade estar localizada em um município que tem o status de estância turística cria uma oportunidade única de se desenvolver um programa de educação ambiental diferenciada em uma estação ecológica. Além do atendimento usual a escolares, a Estação Ecológica de Santa Bárbara pode oferecer atividades de educação ambiental direcionadas para um público que procura o turismo em áreas naturais.

Maiores informações: Pesquisador Científico Francisco J. N. Kronka – Fone: 11-2231.8555 ramal 2082.

Foto: José Jorge Neto (fonte: iflorestal.sp.gov.br)