Operação Dossel teve a finalidade de reprimir o comércio irregular de madeira de origem amazônica
A Polícia Militar Ambiental e técnicos do Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, realizaram nos dias 10 e 11 de junho, a apreensão de 1.096,9 toneladas de madeira e aplicaram multas no valor de R$ 2.299.684,48, em bloqueios instalados em 106 pontos nas principais estradas de acesso ao Estado e na faixa litorânea paulista.
A Operação Dossel, como a ação foi batizada, teve a finalidade de reprimir a entrada de produtos florestais amazônicos sem documentação, principalmente madeira, e de espécies da flora nativa do Estado de São Paulo, como xaxim e bromélias, além de palmitos.
Além das apreensões e multas, que representaram o resultado mais significativo em operações dessa natureza, a Polícia Militar Ambiental efetuou a abordagem de 902 pessoas e 538 veículos, dos quais 50 estavam transportando produtos florestais nativos e 86 com produtos florestais exóticos. Foram aplicadas oito multas de trânsito e apreendidas duas armas de fogo.
A Operação Dossel fez parte do Projeto Ambiental Estratégico São Paulo Amigo da Amazônia que, desde setembro de 2007 até o final de 2009, realizou ações que resultaram na apreensão de 8.106 toneladas de madeira oriunda da região amazônica com a documentação irregular e na aplicação de multas no valor total de R$ 6,5 milhões.
Texto: Newton Miura
Fotografia: PM Ambiental