No mês de Abril foi realizada a 1º oficina de atividades da parceria Instituto Florestal e Centro de Inclusão Sócio Ambiental do Cego – CISAC, com palestras sobre o manejo e produção de mudas nativas, levantamentos da ornitofauna e legislação ambiental (flora e sementes). Estão previstos oficinas para a discussão de outros temas que apresentem interface com atividades do CISAC e que estejam direcionadas para a inclusão Sócio Ambiental.
METAS
Os deficientes visuais participantes desta cooperação técnica serão orientados por profissionais do Instituto Florestal, Fundação Florestal, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e outros profissionais voluntários. As mudas de arvores de espécies nativas produzidas pelo projeto serão utilizadas nas atividades de recuperação ambiental e arborização urbana (ruas e praças).
Através das atividades de educação ambiental adaptadas para deficientes visuais, serão tratados os temas:
- Produção de sementes e mudas de essências nativas, exóticas e ornamentais;
- biodiversidade local e regional;
- Identificação da ornitofauna (pássaros);
- Produção de trabalhos artesanais;
- Monitoria ambiental;
Para a realização destas atividades estão previstas a produção de materiais de divulgação com tecnologia assistiva, realização de eventos (palestras, encontros, cursos, etc.) e a busca de novas parcerias com a iniciativa privada e órgãos públicos visando a captação de recursos para ampliação do projeto.
HISTÓRICO
As atividades com o Centro de Inclusão Sócio Ambiental – CISAC e o Viveiro Florestal de Pindamonhangaba, denominado Parque João Pedro Cardoso – administrado pelo Instituto Florestal – SMA são regulamentadas através de convênio firmado entre o SIEFLOR (Fundação Florestal / Instituto Florestal) e CISAC, publicado no Diário Oficial do Estado em janeiro de 2009. Nesta Cooperação Técnica, estão previstas atividades para a profissionalização do deficiente visual, nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e discussões sobre educação ambiental, proporcionando oportunidade para a inclusão socioambiental e o resgate da cidadania.