O Brasil como pais signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), assumiu perante a comunidade internacional uma série de compromissos para 2010. Dentre eles, está a elaboração de uma lista das espécies brasileiras formalmente descritas de plantas, animais e microorganismos. Para atingir parte desta meta, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi designado pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar a elaboração da Lista de Espécies da Flora do Brasil. Além da obrigação política, a produção de uma lista é um velho sonho de toda a comunidade botânica do Brasil.

Para que este sonho seja alcançado, é necessário que todos os taxonomistas que estudam a flora brasileira trabalhem em conjunto dentro de uma grande e única base de dados que não só permitirá a elaboração da lista, mas também poderá, em futuro próximo, agregar muitas outras informações sobre nossa biodiversidade.

Este será o maior esforço nacional na produção de uma listagem botânica da flora brasileira.

O Instituto Florestal de São Paulo da Secretaria do Meio Ambiente contribuirá na elaboração da lista relativa à família Lauraceae, através do Pesquisador Científico João Batista Baitello, Diretor Técnico da Divisão de Dasonomia.

Ao final uma grande lista nacional estará disponível para uso nos mais diferentes ramos de conhecimento científico.

Maiores Informações: João Batista Baitello – Divisão de Dasonomia – F: 11 2231-8555 ramal 2001.