Crianças terão atividades lúdicas e aulas sobre meio ambiente na Floresta; ecoponto receberá lixo eletrônico e pneus
As crianças de 402 cidades do Estado de São Paulo, que participam do projeto de educação ambiental Criança Ecológica, têm um novo espaço para aulas sobre preservação do meio ambiente e interação com a natureza. O 15º espaço pedagógico do projeto foi inaugurado na Floresta Estadual de Assis, na quinta-feira, 06.11. A região também ganhou um ecoponto, espaço para coleta de lixo eletrônico e pneus para serem reciclados.
As 15 horas as crianças de toda a região já aguardavam ansiosas para conhecer a turma Criança Ecológica. Para o prefeito Ézio Spera, o espaço Floresta Legal é mais um passo para Assis ser uma cidade ecologicamente correta. “A partir de agora, as crianças de Assis e de toda nossa região, deixarão de ter aulas apenas na sala de aula para ter um contato mais íntimo com a natureza”, disse.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, enfatizou que o espaço do Criança Ecológica não é apenas para fazer visita. “Aqui as crianças serão sensibilizadas, receberão o livro do Criança Ecológica, seus professores e professoras serão treinados para levar o livro para a sala de aula, e dar a isso uma consistência pedagógica. Isso é muito diferente. Fazer um programa com pedagogia. Não basta no dia da árvore levar a criança para plantar uma arvorezinha e depois passar o ano inteiro sem ninguém para colocar água para ela viver” disse.
O Criança Ecológica integra um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA. Voltado para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, o projeto possui a turma dos amigos e dos vilões do meio ambiente, que estavam no parque para prestigiar o lançamento do projeto. As escolas podem participar agendando uma visita a um dos espaços do projeto – Villa Ambiental, Verde Vivo, Bicho Legal, Água Amiga e Floresta Legal.
A previsão é de que até dezembro mais de 13 mil alunos visitem os espaços pedagógicos do Criança Ecológica. O projeto já foi incorporado por 402 municípios do Estado de São Paulo e 100 mil livros “Criança Ecológica – Sou dessa turma!” foram distribuídos na rede municipal de ensino. Mais informações no site do projeto.
Eco.Valeverde
Antes da inauguração do espaço Floresta Legal, o secretário e prefeitos de 19 cidades que formam o Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema inauguraram o projeto Eco.Valeverde.Um espaço em Assis foi alugado pelas prefeituras para recolher pneus e lixo eletrônico, para posteriormente serem destinados às empresas especializadas em reciclagem e reutilização.
“Nós todos concordamos que esses materiais, pilhas, pneus, lâmpadas, peças de computadores velhos, estavam jogados por aí no meio ambiente e contaminando nossos aterros sanitários. Por meio de mais uma ação conjunta das cidades consorciadas alugamos esse barracão, onde cada cidade após fazer a coleta enviará para que possamos dar uma destinação final correta”, disse o presidente do Civap, atual prefeito de Palmital, Reinaldo Custódio da Silva.
A iniciativa é uma parceria das prefeituras de Assis, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Paraguaçu Paulista, Platina, Palmital, Quatá, Rancharia e Tarumã.
Texto: Lukas Campagna
Fotografia: José Jorge