05/11/2018

O Jardim Botânico de SP nasceu em 1928 e o Instituto de Botânica, dez anos depois. As instituições são referência na preservação da biodiversidade

Em 1928, a cidade de São Paulo ganhou um presente para as futuras gerações. Em 9 de novembro daquele ano nascia o Jardim Botânico de São Paulo. Dez anos mais tarde, o Instituto de Botânica, ambos referência nacional para a preservação da biodiversidade. A direção da entidade preparou uma programação especial na semana de 5 a 9 de novembro, que inclui a 25ª Reunião Anual do Instituto de Botânica (RAIBt).

O nascimento do Jardim Botânico de São Paulo se deu a partir de um convite feito ao naturalista Frederico Carlos Hoehne, para que implantasse um projeto de botânica na região do bairro da Água Funda, em São Paulo. Antes disso, os mananciais da região serviam para abastecimento de água do bairro do Ipiranga. Concomitantemente, Hoehne criou o Orquidário de São Paulo, considerado o marco inicial do jardim. Em 1938, com a criação do Departamento de Botânica de São Paulo – o atual Instituto de Botânica –, o espaço foi definitivamente oficializado.

Clique para ler matéria completa