30/11/2017

No período de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017, o Instituto de Botânica realizou a 24ª edição de sua Reunião Anual (RAIBt), um evento onde pesquisadores, técnicos de apoio à pesquisa, alunos de graduação e pós-graduação e participantes externos compartilharam informações científicas sobre um tema selecionado. Neste ano, o tema escolhido foi “Vulnerabilidade da biodiversidade frente às mudanças climáticas”. Uma série de palestras, mesas-redondas e apresentações em painéis permitiram refletir sobre o aumento da temperatura global, mudanças climáticas e adaptação das espécies a essas mudanças.

A solenidade de abertura ocorreu no dia 28 de novembro e contou com a participação do Dr. Luiz Mauro Barbosa, Diretor do Instituto de Botânica, que em sua palestra de abertura destacou a importância das pesquisas do IBt nas políticas públicas de meio ambiente voltadas à preservação da Biodiversidade, traçando um paralelo entre o VII Simpósio de Restauração Ecológica e os diversos assuntos que foram discutidos nos dias subsequentes da RAIBt.. O Dr. Luiz falou das realizações do IBt durante o ano de 2017 e de conquistas como o lançamento do livro “Lista das espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do estado de São Paulo”, além de apontar as perspectivas para 2018.

As palestras magnas do Prof. Dr. Marcos Silveira Buckeridge (IB-USP) – “Mundo 1,5oC mais quente: como seremos afetados?” e do Prof. Dr. Paulo Artaxo (IF-USP) – “Biodiversidade e mudanças climáticas na era do Antropoceno” atraíram um grande número de ouvintes interessados no futuro de nosso planeta. A palestra do prof. Dr. Paulo Saldiva (IEA-USP) foi sobre “A adaptação do ser humano ao clima” e abordou os efeitos das mudanças climáticas na atmosfera, na biodiversidade e na saúde humana.