08/09/2020

Sr. Antônio Vitor da Costa

Funcionário aposentado da Reserva Biológica de Paranapiacaba – faleceu hoje, dia 08 de setembro de 2020, pessoa ímpar, querido por pesquisadores e alunos como podemos observar nos textos enviados abaixo:

Dr. Luiz Mauro Barbosa
Hoje é um dia muito triste porque perdemos o Sr. Vitor.
Funcionário exemplar que conheci tão logo entrei aqui no IBt há 40 anos, com quem apredi muito na Reserva do Alto de Paranapiacaba, aprendi tanto com os conhecimentos que ele tinha, conhecimento das trilhas em que caminhávamos juntos e até a forma de administrar aquela reserva, por muito tempo tive o privilégio de ouvi-lo e saber de suas palavras amigas aconselhadoras, é uma tristeza muito grande perdê-lo neste momento mas também é uma alegria saber que fui seu amigo, fomos companheiros durantes muitos anos nesta jornada, Sr. Vitor descanse em paz, principalmente pela certeza que você foi um dos guardiões da natureza, natureza que também é Divina,
obrigado por tudo que fez por mim e pela natureza, por todos nós, uma pessoa muito amável e que vai deixar muita saudade em todos nós, mas se Deus quiser e isso é certo que vai acontecer, hoje ele está ao lado de Deus e vai descansar, deixando para sempre em nós essa grata lembrança de que foi uma pessoa amiga e excelente profissional, condolências a família.

Dra. Iracema Crusius
Guardo lembranças muito especiais do Sr. Vitor pois ele me acompanhou nas coletas do meu doutorado lá no final da década de 80 e também dos orientados que vieram depois! Sempre disposto, conhecedor exímio das trilhas, das plantas e dos bichos! Nunca mais teremos uma pessoa como ele em uma reserva maravilhosa como a de Paranapiacaba. Guardiões da natureza assim, encontram-se em extinção. Portanto merecem muito nossas homenagens. Que Deus conforte a família e amigos!

Dr. Edmir Vicente – ex aluno da Pós-graduação do IBt
Poxa, que notícia triste!
Uma pessoa maravilhosa e iluminada. Deixará saudades.
Meus sentimentos aos familiares e amigos!

Dra. Rosângela Bianchini
“Hoje o céu ganha uma pessoa incrível, só quem conviveu com ele entende. Acompanhava com curiosidade cada pesquisador que trabalhava na Reserva, ouvia atentamente e aprendia para depois retransmitir como uma autoridade. Sabia nomes das mais diversas plantas e também dos bichos, alem das curiosidades, algumas que ele mesmo tinha visto. Me ajudou intensamente a cuidar da Reserva. Tem meu respeito e admiração.”

Rosângela e o Sr. Vitor

Prof. Flávio Berches
O Seu Vitor era uma pessoa pouco estudada, mas extremamente capaz no que fazia. Além de conhecer a reserva e seus organismos muito bem, tinha uma grande preocupação com sua proteção. Nos guiou inúmeras vezes tanto nesta disciplina como na de Caminhada em Trilha como Educação Ambiental, logo em seu início, sempre com competência e trazendo alegria para as atividades. Pessoa excepcional, humilde, carinhoso e preocupado, seu exemplo sempre nos ensinava algo de bom a cada ano que nos encontrávamos.  Grande Seu Vitor, mais uma tristeza neste ano em que a cada semana perdemos alguém conhecido.

Dr. Eduardo Catharino 
Uma pessoa admirável de grande conhecimento e bondade. Foi me braço direito maior enquanto estive na estação ecológica de Paranapiacaba. Seu olhar atento e curioso viu essa planta diferente entre muitas outras. Provavelmente híbrido natural entre Anthurium hoehnei e Anthurium acutum. Abaixo foto da planta cultivada no JBRJ por Marcus Nadruz.

Dr. Marcos Enoque Leite Lima – ex-aluno da Pós-graduação do Ibt
O Sr Vitor comigo, nos trabalhos durante meu mestrado e doutorado em Paranapiacaba.
Saudade imensa daquele que contribuiu para que meu trabalho em Paranapiacaba fosse realizado.
Faltam palavras para agradecer.
Até breve meu amigo.

Dra. Margarida Fiuza

Ah! Seu Vitor, grande e guerreiro Guardião da Reserva Ecológica do Alto da Serra de Paranapiacaba! Já há tempos sem poder andar por suas trilhas ou por dentro da mata mesmo… mas, sempre disposto a conversar com quem por lá andava, verdade Zedenil Rodrigues e outros tantos que desenvolvem ou desenvolveram suas pesquisas com sua atenta e dedicada companhia!! Voa passarinho!!
Só pude estar uma boa administradora da REBASP, por tê-lo como esse grande e dedicado Guardião!!

Ms. Mayara Pastore – ex aluna da Pós-graduação do IBt

Tenho muita sorte de poder ter conhecido e vivido momentos muito especiais com o Sr. Vitor. Homem muito dedicado, atento, hábil, sensível e conhecedor das florestas e campos da Mata Atlântica em Paranapiacaba. Ele foi um dos meus grandes influenciadores a seguir a carreira botânica, diante de todo o seu amor e felicidade que sempre transmitia quando estávamos em campo. A sua percepção sobre a biodiversidade me instigava a continuar. O seu trabalho de acompanhar, guiar, ensinar e suas parcerias nos experimentos de campo foi fundamental para o desenvolvimento da minha iniciação científica e de diversos outros trabalhos de pesquisadores em Paranapiacaba, que pude acompanhar ou ter conhecimento através das histórias.  Era também muito divertido estar e conversar com o Sr. Vitor aprendi muito com ele, e também com a Dona Maria, sua esposa. Tenho muita admiração pela pessoa especial que foi, um verdadeiro guardião da biodiversidade, que fará muita falta, seu legado estará sempre muito vivo. Precisamos de mais pessoas como ele, a ciência, a cultura, a conservação da biodiversidade necessita que os ensinamentos de pessoas como o Sr. Vitor se perpetuem.