
12/06/2018
O Jardim Botânico de São Paulo comemorou a Semana Nacional do Meio Ambiente, de 05 a 10 de junho de 2018, com uma programação especial.
Neste ano, temos ainda mais motivos para comemorar, pois o Jardim está fazendo aniversário! São 90 anos de história!
No dia 05 de junho a Semana começou bem, com a abertura da Exposição “Frederico Carlos Hoehne: Raízes da Botânica em São Paulo”, em homenagem ao criador do Horto Oswaldo Cruz e do Jardim Botânico de São Paulo. Organizada em parceria com o Instituto Butantã, reúne parte do acervo do Instituto de Botânica, espécies vivas de orquídeas e painéis com ilustrações botânicas. A exposição ficará instalada no Espaço Jequitibá de eventos até o final deste mês.
Entre os dias 07 e 10 aconteceu o “1º Circuito Científico do IBt”, organizado pelos alunos da Pós-graduação. O circuito exibiu uma pequena amostra das atividades desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa do Instituto, com o objetivo de apresentar à ciência ao público que frequenta o Jardim. Os visitantes puderam observar a exposição de materiais botânicos, equipamentos e instrumentos de trabalho, e a reprodução de experimentos simples.
Dia 09, um grupo bem disposto se reuniu logo cedo para o “6º #vempassarinharSP”, uma caminhada pelas trilhas do JBSP para avistar as aves do Jardim.
Mantendo a parceria de outros eventos, a Feira de Artesanato do Jardim da Saúde também esteve presente, de sexta a domingo.
Para encerrar a semana com uma grande confraternização, ao longo de todo o dia 10 foram realizadas várias atividades para que os visitantes pudessem desfrutar com a família:
O dia começou com o “Circuito Corrida pelo Verde”, com 4.500 participantes que vieram caminhar ou correr percursos de 5 e 10 Km. A atividade é uma iniciativa da Associação Paraolímpica de Campinas, que apostou na aliança entre esporte e conservação ambiental.
Os visitantes foram recebidos com o JARDIM BOTÂNICO DE PORTAS ABERTAS, um dia de entrada gratuita para visitação.
Logo após o evento esportivo, o palco virou cenário para as apresentações do “Coral Ama Arte” e para o espetáculo teatral “Mad Science”, que mostrou uma maneira divertida de falar sobre ciência e preservação da natureza.
O Jardim de Lineu se encheu de vida e som, transformado em um teatro a céu aberto para grupos “Dança com Arte”, de dança cigana e Luna, de dança do ventre. Nas escadarias, foi a vez do coral infantil “Só Arte” encantar o público.
E para encerrar o dia, o belíssimo “Sarau Legendas Poéticas”, presenteou o Jardim com poesia, dramatização e música.
Foram ainda preparadas para esta ocasião:
“Exposição Histórica dos 90 anos do JBSP e 80 anos do IBt” – A exposição conta a história de criação do Jardim Botânico de São Paulo e do Instituto de Botânica, retratando um pouco da evolução das duas instituições.
“Exposição Concurso Fotográfico” – Exposição de fotografias de alunos, funcionários e pesquisadores do Instituto de Botânica que participaram do concurso organizado pela Pós-Graduação. As fotografias estão distribuídas em 03 categorias: “Imagens científicas”, “Ambiente de trabalho” e “Jardim Botânico de São Paulo”.