
23/05/2014
Na tarde do dia 15 de maio, no Auditório Augusto Ruschi, SMA, ocorreu o lançamento do “Atlas de Cianobactérias da Bacia do Alto Tietê”, organizado pelo Departamento de Análises Ambientais, Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB em parceria com os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Ficologia do Instituto de Botânica.
O evento contou com a participação de autoridades, pesquisadores e técnicos.
O Atlas é resultado do Projeto “Caracterização das Águas do Alto Tietê Com Relação à Presença de Cianobactérias/Algas e Toxicidade aos Organismos Aquáticos”, realizado com financiamento FEHIDRO. Contêm fotos e descrição de 55 espécies de cianobactérias, todas registradas nos oito reservatórios estudados.
Essa publicação fornecerá subsídios para profissionais envolvidos no monitoramento e controle da qualidade das águas para abastecimento público, bem como para especialistas envolvidos com o conhecimento da Biodiversidade do Estado de São Paulo.
O Diretor Geral do IBt destacou na oportunidade e a importância desta parceria entre o IBt e a CETESB na aplicação e tradução do conhecimento científico para o desenvolvimento das políticas públicas de recursos hídricos e preservação do Meio Ambiente e para a sociedade em geral.
Destacou também, que além da publicação do Atlas, o referido projeto permitiu o desenvolvimento de duas Dissertações de Mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Meio Ambiente do Instituto de Botânica, capacitando pessoal de alto nível para a atuação nestas áreas.
Informações complementares: www.cetesb.sp.gov.br